Da felicidade à alegria: os usos e as apropriações do telejornal Jornal Nacional por famílias de classe popular
Date
2015-04-07Metadata
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Esta dissertação é um estudo de recepção de telejornalismo realizado com três famílias de classe popular residentes na região Oeste de Santa Maria, Rio Grande do Sul. O objetivo principal é compreender os usos e as apropriações que essas famílias fazem do Jornal Nacional da Rede Globo de Televisão com base nas mediações comunicativas da cultura: sociabilidade e ritualidade. Para isso, a pesquisa é fundamentada nos Estudos Culturais latino-americanos, principalmente na Teoria das Mediações de Martín-Barbero (1987) e no conceito de classe social de Pierre Bourdieu (2006). A metodologia utilizada é a etnografia crítica da recepção (RONSINI, 2010). Os resultados demonstram que os usos e as apropriações do telejornal pelas famílias são essencialmente determinados pela classe social à qual pertencem, bem como pelos seus capitais cultural, econômico e social. Além disso, estes usos e apropriações são perpassados por questões relacionadas à geração, pois o telejornal tem fundamental importância para os adultos, que assistem e se apropriam das mensagens do telejornal diariamente, diferentemente dos jovens, que o assistem com menor frequência e se interessam por poucas reportagens. Os usos e apropriações também estão relacionados ao gênero, já que a assistência e o uso do telejornal, inúmeras vezes, é diferente para os homens e as mulheres investigados, além da configuração espacial e temporal do espaço doméstico, que é mobilizado por inteiro durante a exibição do programa televisivo. As mediações sociabilidade e ritualidade são fundamentais para a compreensão dos usos e apropriações do telejornal, pois incidem significativamente na configuração destes. As três famílias investigadas elaboram suas representações de classe popular a partir da sua experiência e seu cotidiano, mas também a partir do Jornal Nacional, mesmo que afirmem não se sentirem totalmente representados pelo programa de notícias. O capital cultural das três famílias é elaborado, majoritariamente, a partir da mídia, principalmente com base na televisão (telejornais e telenovelas).