Musicoterapia nas dificuldades do processamento auditivo
Resumo
Tendo em vista a existência de crianças com queixas de aprendizagem relacionadas às dificuldades do processamento auditivo, este estudo objetiva verificar a influência da Musicoterapia como recurso terapêutico no desempenho das habilidades auditivas em crianças com dificuldades do processamento auditivo e queixas no aprendizado escolar. A amostra foi formada por 10 (dez) estudantes de 1ª a 3ª séries de primeiro grau de 4 (quatro) escolas de Santa Maria RS, sendo duas públicas e duas particulares. Foi entregue aos professores um questionário, contendo questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem dos sujeitos envolvidos. Estes foram submetidos à avaliação da audição periférica e central. Entre os que apresentaram alteração do processamento auditivo, um grupo, escolhido aleatoriamente, foi submetido à musicoterapia. Depois de realizadas quinze sessões musicoterápicas, o grupo foi submetido às mesmas avaliações realizadas anteriormente. Quanto ao desempenho das habilidades auditivas obtiveram-se como resultados uma melhora estatisticamente significante em todos os sujeitos e, desta forma, foi possível concluir que a Musicoterapia teve influência positiva nas habilidades do processamento auditivo do grupo estudado.