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Discriminação fonêmica, processamento auditivo e reflexo acústico em crianças com desenvolvimento de fala normal e desviante

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ATTONI, TIAGO MENDONCA.pdf (772.1Kb)
Data
2009-12-11
Autor
Attoni, Tiago Mendonça
Primeiro orientador
Mota, Helena Bolli
Primeiro membro da banca
Rossi, Ângela Garcia
Segundo membro da banca
Santos, Maria Thereza Mazorra dos
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
Este estudo teve por objetivo avaliar a capacidade de discriminação fonêmica, as habilidades do processamento auditivo e os limiares do reflexo acústico em crianças com desvio fonológico e analisar uma possível associação entre estas vertentes. Além disso, os resultados foram comparados ao de crianças sem alterações fonológicas. A amostra foi composta por 46 crianças, sendo 24 com desenvolvimento de fala normal e 22 com desenvolvimento de fala desviante, com idades compreendidas entre 5:0 e 7:4. Na avaliação de discriminação fonêmica foi utilizado o Teste de Figuras para Discriminação Fonêmica. Para as avaliações do processamento auditivo foram utilizados a Avaliação Simplificada do Processamento Auditivo, Teste Pediátrico de Inteligibilidade de Fala (PSI), Teste Fala com Ruído, Teste de Dissílabos Alternados (SSW) e o Teste Dicótico de Dígitos. Os limiares do reflexo acústico foram mensurados pelo imitanciômetro nas frequências de 500, 1000, 2000 e 4000 Hz. Para o tratamento estatístico foi utilizado o programa SAS user´s guide: statistical, Analysis System Institute, Inc., Cary, NC, 2001; teste de correlação de coeficientes de Pearson, considerando-se p<0,05. Os resultados indicaram que crianças com desvio fonológico apresentam déficits na capacidade de discriminação fonêmica, alterações em habilidades do processamento auditivo e reflexos acústicos fora dos padrões de normalidade. A conclusão deste estudo é que alterações na discriminação fonêmica, no processamento auditivo e reflexo acústico estão associados ao desvio fonológico e possivelmente podem ser responsáveis pelo seu aparecimento.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6463
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana [321]

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