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Habilidades práxicas orofaciais pré e pós-terapia em crianças com desvio fonológico

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GUBIANI, MARILEDA BARICHELLO.pdf (14.32Mb)
Data
2011-03-02
Autor
Gubiani, Marileda Barichello
Primeiro orientador
Keske-Soares, Marcia
Primeiro membro da banca
Mezzomo, Carolina Lisbôa
Segundo membro da banca
Gomes, Erissandra
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
No Português Brasileiro, aproximadamente entre 4 ou 5 anos de idade, a criança já adquiriu todos os fonemas do sistema fonológico adulto. Porém, este processo nem sempre ocorre de acordo com o esperado, verificando-se afastamentos/desvios na aquisição dos sons da fala. Para que a fala aconteça de maneira adequada, é necessário o mínimo de desenvolvimento estrutural do aparelho fonador e de habilidades motoras, e é importante que sempre sejam investigadas questões fonéticas-articulatórias e práxicas. Este estudo teve como objetivo verificar a evolução fonológica, das habilidades práxicas orofaciais e as generalizações de crianças com desvio fonológico submetidos à terapia fonológica associada ou não a estimulação de habilidades práxicas de língua e de face. A amostra foi composta por seis sujeitos (três meninas e três meninos), com idades entre 5:4 e 7:0 no início da terapia. Os sujeitos foram divididos em três grupos, recebendo todos terapia fonológica, sendo os do grupo estudo tratados com estimulação de habilidades práxicas de face e língua (GFoLFa), e com exercícios de habilidades práxicas de língua (GFoL), e o grupo controle submetido apenas à terapia fonológica (GFo). Todos foram avaliados pré e pós-terapia quanto ao sistema fonológico (Yavas, Hernandorena e Lamprecht, 1991); ao Teste de Praxias Orofaciais (Berzoatti, Tavano e Fabbro, 2007); e ao Teste de Praxias Articulatórias e Bucofaciais (Hage, 2000). Os resultados foram analisados e descritos comparando os três grupos. Os resultados obtidos evidenciaram que todos os grupos apresentaram evoluções no inventário fonético, o GFoLFa obteve evoluções maiores no PCC-R, nas habilidades práxicas orofaciais e um maior número de generalizações fonológicas, considerando os quatro tipos analisados. O GFoL apresentou evoluções quanto as habilidades práxicas orofaciais e importante número de generalizações dentro de uma classe de sons; e GFo apresentou generalização para outra classe de sons. Conclui-se que os grupos que receberam intervenção práxica obtiveram maiores evoluções, porém, sugerem-se novos estudos aplicando este modelo, para que possam ser confirmados esses resultados, com outras amostras.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6507
Coleções
  • Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana [321]

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