A gestão escolar como fator de sucesso para aprendizagem
Resumen
Esta monografia tem como problemática de pesquisa: Quais as contribuições da gestão escolar para o sucesso na aprendizagem dos alunos na escola? Tem como principal objetivo: Identificar as contribuições da gestão escolar para o sucesso da aprendizagem dos alunos na escola. Os objetivos específicos são assim representados: Reconhecer no trabalho de gestão escolar quais contribuições que proporcionam uma aprendizagem significativa; Analisar o papel de gestão escolar como fator de sucesso no processo de ensino-aprendizagem; Identificar ações e instrumentos da gestão escolar que interferem na construção do conhecimento e aprendizagem dos alunos. Para tanto, utiliza-se autores como Lück (2000,2005, 2006, 2009), Libâneo (2003, 2004), Demo (1996), entre outros, além da atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Este estudo constitui-se como uma pesquisa qualitativa, com coleta de dados através de entrevista - que envolve diretora, coordenadora, professores e alunos da Escola Estadual do Município de Pinheirinho do Vale – RS, com posterior análise textual. Através desta pesquisa, possibilitou-se o reconhecimento da importância da gestão escolar, a comunidade a que pertence a escola lócus da pesquisa, bem como da atuação do gestor frente ao processo de ensino-aprendizagem mobilizando para uma educação eficiente e atraente.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]