Gestão democrática: fator determinante para uma educação de qualidade
Resumen
A gestão democrática é assunto que pertence à investigação constante de educadores em busca de uma educação de qualidade. A execução de um projeto de gestão democrática sugere uma ruptura com padrões tradicionais e estabelece transformações no campo das escolas e dos sistemas de ensino. Todavia, este presente trabalho tem como tema: "Gestão democrática: fator determinante para uma educação de qualidade". A problematização fundamenta-se em refletir sobre quais são os fatores essenciais para a prática de um processo de gestão democrática na escola e de que maneira estes fatores fundamentais tornam uma escola de qualidade? O objetivo principal é analisar a gestão escolar como processo de democratização e busca pela qualidade na educação. Dentre os objetivos específicos pretende-se pesquisar sobre o princípio da gestão democrática na educação bem como a sua dimensão na gestão escolar; Investigar de que forma a gestão democrática contribui para tornar uma educação de qualidade; Analisar de que forma a gestão democrática pode ser um caminho para uma escola de acesso a todos que respeita a individualidade e trabalha com a diversidade, buscando a verdadeira qualidade na educação; e, considerar a importância da participação para gestão democrática. Optou-se pela pesquisa bibliográfica por proporcionar subsídios de reflexão e perpassar por diferentes teóricos que podem contribuir para a solidificação dos conceitos neste estudo explorados. Para tal, utiliza-se de autores como: Lück, Freire, Ferreira dentre outros. A gestão democrática indica a concretização de novas ações de organização e gestão, ações fundamentadas em um processo que beneficie as ações coletivas e participativas de decisão, entretanto a participação compõe um fator fundamental a ser praticada por todos que estabelecem o cotidiano escolar. É construída no cotidiano escolar e sugere repensar a lógica da organização e participação nas relações e dinâmicas, tendo como fundamento a discussão dos mecanismos de participação, as finalidades da escola, bem como, a definição de metas e a tomada de decisão consciente e coletiva, oportunizando meios para que a educação de qualidade torne-se uma realidade para todos.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]