A atuação no PELC/UFSM e a costrução da identidade profissional de egressos do curso de Educação Física Licenciatura
Abstract
Esse estudo se propõe a investigar a construção da identidade profissional a partir da analise de percursos de três egressos do curso de Educação Física Licenciatura, com uma atenção especial sobre a experiência de atuação no Programa Esporte e Lazer da Cidade da Universidade Federal de Santa Maria (PELC/UFSM). Dessa forma, objetiva-se analisar e compreender de que modo a atuação no PELC/UFSM repercute sobre a construção da identidade profissional desses egressos. Trata-se de um estudo de caso com o uso das narrativas biográficas, onde realizamos uma entrevista semi-estruturada de caráter biográfico com três professoras colaboradoras (egressos), seguida de uma perspectiva dialógica de análise e interpretação dos resultados. Observamos dois tipos de identidade profissional de professoras diferentes: a primeira diretamente ligada a um trabalho de ministrar aulas e a segunda identificada com um trabalho de coordenação ou gestão, havendo um destaque para
os processos de autoformação durante os percursos formativos das professoras.
Collections
- Educação Física Escolar [200]