Educação ambiental na Escola Estadual de Educação Básica Dom Antonio Reis (Faxinal do Soturno, RS, Brasil): estímulo aos valores das questões ambientais
Fecha
2014-01-18Autor
Baptistello, João Batista Ribeiro
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esse trabalho tem como objetivo verificar a prática da Educação Ambiental (EA) na Escola Estadual de Educação Básica Dom Antônio Reis (Faxinal do Soturno, R/S, Brasil), e também sensibilizar os professores com relação ao tema, considerando a possibilidade prática de inserção transversal da Educação Ambiental no dia a dia, nas disciplinas. Para isso, 26 docentes foram reunidos para uma palestra de compartilhamento de informações, no dia 01 de novembro de 2013. Foram abordados tópicos como a missão da escola na elucidação de valores e desenvolvimento de condutas éticas; Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) Meio Ambiente e trabalho em equipe com Educação Ambiental. Inicialmente, os docentes responderam a um questionário que buscava traçar o seu perfil e sua impressão sobre a prática de Educação Ambiental na escola. A maioria dos professores está envolvida com as séries finais do ensino fundamental e do ensino médio, alguns atendem à educação infantil e às séries iniciais do ensino fundamental. Quando questionados sobre a inserção da Educação Ambiental em sua prática pedagógica, a maioria afirma que isso ainda não acontece. Em relação à palestra, a reação dos professores é positiva e receptiva para a proposta apresentada; alguns, realizando questionamentos e apontando discussões dentro da temática e contribuindo com experiências profissionais e pessoais. Após a palestra, eles responderam a um novo questionário, que avaliou a pertinência de ações como essa na construção da prática da Educação Ambiental. De um modo geral, os professores destacam algumas ações desejadas para impulsionar as práticas de Educação Ambiental como palestras, mini-cursos, reuniões e formação continuada; Também apontam as dificuldades como à falta de tempo, a rigidez da grade curricular e a falta de estrutura da escola. Os educadores demonstram estarem abertos para novas mudanças, sugerindo o envolvimento da Educação Ambiental na formação continuada.
Colecciones
- Educação Ambiental - EaD [323]