Avaliação vestibular no recém-nascido de termo
Resumen
Com o objetivo determinar a ocorrência de respostas motoras e possíveis assimetrias durante a estimulação do sistema vestibular pelas provas de queda da cabeça e rotação passiva, foi realizado um estudo transversal no recém-nascido de termo. No período de outubro a dezembro de 2005, 320 recém-nascidos foram admitidos no Alojamento Conjunto do Hospital Universitário de Santa Maria, e destes 89 foram
selecionados para avaliação da função vestibular, por terem feito controle da estática fetal através do ultra-som. Nossos resultados mostram que a lateralização da cabeça para a direita foi significativamente maior do que para esquerda. Este predomínio da lateralização para a direita também ocorreu no gênero masculino, nas apresentações cefálicas e com o dorso para esquerda, no entanto estes não foram significativos. Nas
provas de rotação passiva na vertical a grande maioria dos RN apresentou o desvio dos olhos sempre no sentido oposto ao movimento do corpo e no plano horizontal, a grande maioria dos RN permaneceu com os olhos fechados, ou não apresentou
desvio algum. Nossos resultados corroboram com a literatura existente, e sugerem uma associação entre a estática fetal e a função vestibular. Através das provas de estimulação
vestibular, ficou demonstrado que o RN de termo já possui respostas motoras a estimulação deste sistema, bem como uma assimetria funcional