A educação na abordagem das capacitações
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2016-02-18Metadatos
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A palavra educar vem do latim educare que significa conduzir para fora ou direcionar para fora . A educação, entendida aqui como o ato de educar, pode ocorrer na escola, na interação com colegas ou pode ser desenvolvida via meios de comunicação. Até o século XIX, a educação escolar era privilégio para poucos, a formação intelectual era restrita as elites e as classes populares eram doutrinadas de acordo com os interesses da elite. No século XX, a educação progressista e a pós-moderna traçam outra finalidade para o ensino, não mais a doutrinação e sim, a formação de cidadãos críticos que sejam capazes de compreender a realidade a sua volta e transformá-la. As funções desempenhadas pela educação, de acordo com o pensamento pedagógico progressista de Paulo Freire e pós-moderno e com os relatórios apresentados pela UNESCO (2013, 2014) e pela UNDP (2015), encaminham este estudo para a análise da educação no espaço da liberdade. A Abordagem das Capacitações trabalhada por Amartya Sen (1979a, 1985, 2010) focaliza a liberdade que o indivíduo deve possuir para realizar os beings and doings que considere de valor para a sua vida, ter a liberdade para expandir o seu conjunto de liberdades. Ao se adotar a Abordagem das Capacitações como referencial teórico este trabalho pretendeu responder o seguinte questionamento: qual a contribuição da Abordagem das Capacitações na análise dos papéis (instrumental e intrínseco) da educação para a vida dos indivíduos? O objetivo central do presente estudo foi apresentar a educação na Abordagem das Capacitações e explorar a relevância da educação não só como instrumento para a expansão da liberdade humana, mas também como um recurso importante pela sua própria existência, por permitir ao indivíduo desenvolver suas habilidades de julgamento e discernimento. O referencial teórico e bibliográfico utilizado permitiu descrever diversos aspectos associados ao acesso à educação que fortaleceram a importância de se analisar a educação sob o prisma das liberdades humanas. A educação não só melhora as condições sociais e econômicas dos indivíduos, mas colabora para a sua formação enquanto ser humano, consciente da realidade a sua volta, que respeita a diversidade humana (racial, de gênero, cultural, religiosa, etc.), conhecedor de seus direitos e deveres, formador de opinião. A educação, formal e informal, torna o indivíduo livre para exercer o controle sobre sua própria vida e realizar o que considera de valor para si (liberdade positiva), não atua somente como uma liberdade instrumental, mas principalmente, como uma liberdade intrínseca pelo valor que possui na formação do indivíduo enquanto ser humano (liberdade substantiva).