Construção do conhecimento a partir das concepções espontâneas apresentado por alunos do ensino fundamental sobre o tema digestão
Fecha
2010-02-27Primeiro orientador
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
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Na escola de hoje, o professor, além de ensinar, precisa ter criatividade, necessitando também utilizar de recursos didáticos de apoio pedagógico, principalmente no sentido de
motivar os alunos na construção de conhecimento. O uso desses recursos deve ser apropriado com finalidade de que o aluno aprenda. O relato das experiências visa a ajudar
os professores das escolas por meio de métodos alternativos para o ensino, aproximando os alunos da Ciência. O objetivo desse estudo foi verificar o aprendizado dos alunos baseado
nas suas concepções espontâneas e ajudá-los a construir o conhecimento científico sobre o tema proposto ao longo da escolaridade. A pesquisa foi realizada por meio de
questionamentos e atividades experimentais. O tema escolhido foi digestão. Foram realizadas oito atividades práticas com a finalidade de diagnosticar os conhecimentos préexistentes dos alunos que então foram complementados com o conhecimento científico transmitido pelo professor objetivando estimular o aluno a desenvolver o gosto pela Ciência. Este trabalho foi realizado no 6º ao 9º ano de Ensino Fundamental de uma Escola Pública Municipal de Santa Maria, RS. Os experimentos realizados na escola foram os processos
bioquímicos da digestão. Quanto aos conhecimentos das turmas, todas tiveram bom aproveitamento nas práticas, em que verificamos que realmente ocorreu aprendizagem
significativa de acordo com o tema abordado. Em função dos resultados desse trabalho, é possível afirmar que houve enriquecimento dos alunos em relação às concepções,
conseguindo compreender bem o processo da digestão. Embora os alunos tenham demonstrado sua compreensão de acordo com o tema estudado, é importante salientar que
eles mantêm algumas dificuldades de construir o conhecimento, para novas situações de aprendizagem.