Concepções sobre o câncer e o seu tratamento no contexto hospitalar e escolar
Abstract
Neste estudo foram analisadas as concepções sobre o câncer e o seu tratamento no contexto educacional, sob dois aspectos: no hospital e na escola através da intervenção ativa do profissional farmacêutico. No ambiente hospitalar foi eleito o Serviço de Farmácia do Hospital Universitário de Santa Maria, no setor de Quimioterapia. Foram escolhidos os
pacientes que faziam uso do medicamento mesilato de imatinibe, indicado para leucemia mielóide crônica (LMC). Em relação aos pacientes, aplicou-se um questionário inicial,
objetivando conhecer o que eles sabem sobre a sua doença, o tratamento e ação do medicamento, com retorno posterior de acordo com suas dúvidas e dificuldades por meio de
recursos como: folders e outros materiais explicativos. Nas escolas os principais objetivos visavam conhecer o que os alunos sabem sobre o câncer e alertar sobre as maneiras e a
importância da prevenção e o tratamento. Neste caso, foram usados recursos como questionários, antes e depois de aula explicativa. Os alunos demonstraram certa dificuldade
em responder o que é câncer onde ele ocorre ou como pode ser prevenido. Quanto aos pacientes constatou-se que a grande maioria deles apresenta dificuldades para entender sobre sua doença, seu tratamento ou ação do medicamento. Pode-se concluir que o trabalho demonstrou ser proveitoso, tanto nas escolas quanto no hospital e também devido a
abrangência que o câncer alcança na atualidade e seria muito importante que se pudesse dar uma continuidade ao mesmo, focando principalmente nas ações educativas e na prevenção.
Isso, tanto na escola, como no hospital.