A influência da formação superior no conhecimento e no perfil nutricional dos alunos de nutrição
Fecha
2010-12-02Primeiro membro da banca
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Nas últimas décadas, a preocupação com o conhecimento sobre a nutrição e a influencia que o consumo alimentar exerce para a saúde tem aumentado. O presente estudo, de caráter quali-quantitativo, investigou entre os alunos do curso de graduação em nutrição o conhecimento nutricional adquirido, suas práticas alimentares e o perfil nutricional dos mesmos, a fim de saber se ocorrem mudanças no decorrer do curso. A pesquisa foi realizada com o 1º e 7º semestres de uma instituição de ensino superior, em horário de aula com a presença do professor da disciplina do dia. Foi aplicado uma escala de conhecimento nutricional e um questionário para avaliar os hábitos alimentares e o estilo de vida, além da
realização da avaliação nutricional individual de todos os estudantes. Os resultados revelados, de forma geral, demonstram que o conhecimento em nutrição aumenta
consideravelmente no decorrer do curso, no 1º semestre o conhecimento moderado e alto somaram 55% e no 7º, somaram 96%. O perfil nutricional mostra que no 1º
semestre 65% dos estudantes estão com o peso normal e no 7º semestre esse índice aumenta para 73,1%. Já as práticas alimentares e o estilo de vida dos alunos não obtiveram uma alteração significativa, demonstrando que o conhecimento
adquirido durante o curso não é colocado em prática por todos os seus alunos. Espera-se que os resultados obtidos neste estudo contribuam para uma reflexão da comunidade acadêmica acerca da importância do cuidado com a saúde e prevenção de doenças durante a vida acadêmica com mudança de hábitos alimentares e estilo de vida, para isso sugere-se que sejam implementados algumas práticas
interdisciplinares, com o intuito de conhecer o perfil dos alunos da instituição e, a fim de que o conhecimento teórico gere nos alunos uma aprendizagem mais significativa
que possa ser utilizada como ferramenta nas mudanças necessárias na vida.