O brincar no currículo da educação infantil
Resumen
Este trabalho apresenta um estudo reflexivo sobre a importância do brincar no currículo da Educação Infantil, com destaque a crianças da Pré -escola, enfatizando a mediação do educador neste processo. Para o desenvolvimento deste trabalho doi desenvolvida uma pesquisa com base na observação das crianças que participaram de minha docência, numa Escola Municipal de Ensino Fundamental. O tema escolhido baseou-se em minhas constantes indagações no decorrer do Curso de especialização sobre a importância do brincar na Educação Infantil e de como ele é pouco discutido em nossas escolas. Para a realização do trabalho, além da observação das crianças foram necessárias leituras prévias sobre o tema, diálogo com as outras professoras da escola e reflexões relativas ao tema do brincar na Educação Infantil. O processo realizado durante o trabalho permite concluir que a brincadeira é fundamental na educação infantil , mas nem sempre ela precisa estar mediada pelo professor, pois através do brincar a criança pode construir sua autonomia, elaborar conflitos, desenvolver habilidades, significar o mundo e interagir com outras crianças.