Facilitando a aprendizagem de genética: uso de um modelo didático e análise dos recursos presentes em livros de biologia
Abstract
A pesquisa com relação à aprendizagem de genética é importante tema dentro da
área de ensino de biologia, pois envolve a discussão sobre formas de aprendizado
e dificuldades em compreender e relacionar conceitos abstratos e oriundos de
diferentes áreas. Devido à necessidade de investigação sobre as principais
dificuldades dos alunos com relação à aprendizagem de genética, este trabalho teve
como objetivo desenvolver um modelo didático que facilitasse a aprendizagem de
genética e a demonstração da correlação entre genótipo e fenótipo além da análise
dos recursos auxiliares presentes nos livros didáticos. A pesquisa utilizou as
abordagens qualitativa e quantitativa utilizando como instrumento de coleta um
questionário para a caracterização geral do grupo e a comparação das questões do
pré e pós-teste utilizados. Participaram da pesquisa 73 alunos matriculados no
segundo ano do ensino médio em uma escola pública de Santa Maria, RS. Os testes
foram formulados com questões que englobavam conteúdos relacionados à
genética. No período entre a aplicação dos testes foi utilizado o modelo didático. A
análise do pré-teste mostrou que as principais dúvidas estavam relacionadas à
identificação da estrutura cromossômica, genes e DNA; relações entre genótipo e
fenótipo; identificação de genealogias e cálculos de probabilidade, conceitos e
cariótipo. Após o uso do modelo didático observou-se que o mesmo foi eficiente com
relação aos grupos relacionados às estruturas cromossômicas, interação genótipo e
fenótipo e cariótipo, confirmando que o uso de modelos e práticas diferenciais de
ensino são ferramentas importantes para a consolidação do aprendizado. A análise
dos livros didáticos mostrou que o recurso presente com mais frequência foram as
figuras, sendo que recursos como charges e indicação de sites esteve presente em
apenas um dos sete livros. Assim, é importante a análise dos livros didáticos, pois os
mesmos são fonte de aprendizagem e de concepções para os estudantes e devem
apresentar recursos pedagógicos, como a indicação de sites e modelos didáticos
para auxiliar na aprendizagem.