Concepções prévias de estudantes do ensino médio sobre solubilidade e o desenvolvimento de atividades experimentais como ferramenta para a melhoria do ensino
Abstract
O
conhecimento das concepções prévias dos estudantes constitui uma ferramenta
de grande importância no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas
podem auxiliar de forma significativa no planejamento de atividades pedagógicas.
Um conceito fundamental em Química e pouco explorado nas investigações sobre
concepções prévias é o conceito de solubilidade, o qual está presente em uma vasta
gama de situações do cotidiano. Neste contexto, o presente estudo teve como
objetivos: investigar as concepções prévias de estudantes do Ensino Médio sobre
solubilidade; averiguar se os professores de Biologia e Química desenvolvem
atividades experimentais e interdisciplinares sobre o tema; e elaborar uma apostila
com experimentos sobre solubilidade. O estudo foi realizado em Escolas Públicas de
Santa Maria-RS e Rosário do Sul-RS e envolveu 314 estudantes e 30 professores
de Biologia e Química. A fim de investigar as concepções dos estudantes, foi
utilizado para coleta de dados um questionário semi-estruturado composto por
questões referentes ao conceito de solubilidade, a aplicabilidade deste conceito no
dia a dia e a existência de correlação deste conteúdo com os trabalhados em
Biologia. Com relação aos professores de Biologia e Química, foi utilizado um
questionário fechado composto por questões referentes à carga horária dos
professores, a realização de aulas práticas e a abordagem interdisciplinar do
conteúdo solubilidade. De forma geral, verificou-se com este estudo, que os
estudantes possuem conhecimentos sobre o tema solubilidade, porém pouco
ancorados em conhecimentos científicos e que também relacionam a importância
deste conhecimento principalmente com a Alimentação. Os resultados obtidos,
também mostram que a maioria dos professores não trabalha o tema Solubilidade
de forma interdisciplinar e nem realiza atividades experimentais sobre conteúdos
relacionados. Pode-se concluir que alguns professores ainda mantêm um Ensino
fragmentado e compartimentalizado, onde o estudante é um mero receptor de
conhecimentos. Após a análise dos dados obtidos, será elaborada uma apostila com
experimentos sobre solubilidade, a qual será distribuída aos professores
participantes da pesquisa. Pretende-se auxiliá-los na execução destes experimentos
e no desenvolvimento de novas atividades experimentais em sala de aula.