Física Moderna e Contemporânea e a Saúde: uma proposta envolvendo energia nuclear e radioatividade na formação inicial de professores de física
Abstract
A inserção da Física Moderna e Contemporânea (FMC) no Ensino Médio (EM) defendida por pesquisadores das áreas de Ensino de Ciências e de Ensino de Física está vinculada a uma preocupação com a formação inicial e continuada de professores. Neste trabalho, apresentam-se resultados de pesquisa, através de uma Disciplina Complementar de Graduação (DCG), na formação inicial de professores, visando à articulação dos conteúdos de FMC e o tema transversal Saúde nos planejamentos didáticos dos licenciandos em Física. A implementação desta disciplina ocorreu no 2º semestre de 2011, no curso de licenciatura em Física da UFSM. Para a elaboração desta DCG foi realizada uma investigação sobre o tema Energia Nuclear e Radioatividade (EN/Rad) nos principais periódicos e eventos da área de Ensino de Ciências e Ensino de Física, no período de 2005 a 2010. Os resultados desta investigação, que tiveram como foco as propostas de ensino para a sala de aula, apontaram um número reduzido de implementações. Também foi realizada uma análise das grades curriculares, dos cursos de licenciatura em Física das universidades federais do RS, em especial da UFSM, quanto à relação das disciplinas da grade que contemplassem os conteúdos conceituais e procedimentais sobre o tema EN/Rad. Na análise dos documentos foram utilizados os procedimentos de análise de conteúdo. Os resultados desta análise, sob a ótica das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Física, apresentaram uma incompatibilidade temporal entre estas disciplinas de diferentes ênfases. Neste sentido, a DCG veio a contribuir na Formação Inicial para a elaboração de planejamentos didáticos, relacionando o tema EN/Rad e a Saúde, ao longo de atividades de discussão e de planejamentos didáticos, apontando como resultados os níveis de articulação entre estes dois temas. O principal resultado apresentado nos planejamentos foi a sequência e a relevância dada ao tema Saúde nestas relações, demonstrando que o tema Saúde é utilizado como uma ilustração, geralmente, ao final dos planejamentos, configurando-se como uma articulação frágil.