O uso do rio Uruguai como tema gerador para a educação ambiental no ensino fundamental
Abstract
A presente dissertação foi desenvolvida em cinco escolas no município de
Uruguaiana, fronteira oeste do RS, no ano de 2011 e focaliza-se nas relações
entre os ambientes escolares e o rio Uruguai como tema gerador e
interdisciplinar, voltado para a promoção da Educação Ambiental (EA),
percepção da realidade e construção de conhecimentos. O trabalho é uma
análise quali-quantitativa das percepções socioeconômicas e ambientais de
alunos do último ano do ensino fundamental sobre o rio Uruguai, sendo dividido
em 2 manuscritos. O 1º caracteriza-se pelo diagnóstico das percepções dos
estudantes sobre o rio Uruguai, onde foram aplicadas atividades de
representações gráficas, concepções textuais e questionário e se comparou as
percepções dos estudantes entre as escolas. Participaram deste trabalho 341
alunos do último ano do ensino fundamental. Os resultados demonstraram que
a temática rio Uruguai é pouco trabalhada nas escolas e mesmo quando
desenvolvida, alguns alunos permanecem com percepções fragmentadas ou
inadequadas. O estudo permitiu verificar diferenças nas percepções dos
estudantes em relação à localização das escolas. De um modo geral, nas
escolas próximas ao rio, este é trabalhado de forma mais expressiva do que
em escolas distantes, o que pode contribuir para a existência de diferenças nas
percepções. O 2º manuscrito caracteriza-se pela investigação de uma única
escola e avalia a utilização do rio Uruguai como tema gerador, através do
desenvolvimento de uma proposta pedagógica baseada em Paulo Freire. O
referido trabalho apresentou três etapas: na 1ª etapa realizou-se um
diagnóstico das percepções dos estudantes; na 2ª foi desenvolvida a proposta
metodológica de intervenção; e na 3º etapa realizou-se uma avaliação final
para verificação da eficácia da proposta. Participaram desta pesquisa 112
alunos e os resultados para a 1ª etapa demonstraram que o rio é pouco
trabalhado pela escola, especialmente pela disciplina de ciências. Durante as
atividades de intervenção, percebemos o interesse dos estudantes em
participar da proposta, bem como, uma relevante contribuição dos mesmos na
análise e construção dos conhecimentos. Após a avaliação final da proposta de
intervenção, contatou-se a ocorrência de mudanças significativas nas
percepções dos estudantes, caracterizado pelo incremento do conhecimento
relacionado ao rio. Assim, esperamos que a presente dissertação possa
contribuir com futuras ações educacionais,estimulando o uso de temas
geradores para a educação ambiental e que a metodologia proposta constitua
uma importante ferramenta para a melhoria dos processos educacionais,
através da contextualização do conhecimento e para as relações de ensinoaprendizagem.