Tema transversal saúde nos anos iniciais da educação básica: um estudo em escolas com baixo IDEB
Date
2014-02-11Metadata
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A saúde é uma das temáticas propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para ser
trabalhada pela escola como um Tema Transversal. Os Temas Transversais correspondem a
questões urgentes para a sociedade brasileira, expressam conceitos e valores fundamentais à
democracia e à cidadania e a inclusão dos mesmos no ambiente escolar implica em um trabalho
contínuo desde o início da vida escolar. Neste contexto, a presente dissertação buscou identificar
como o Tema Transversal saúde estava sendo veiculado nos Anos Iniciais de escolas com baixo
rendimento na avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Desse modo, o
trabalho foi dividido em três etapas sendo desenvolvido em três escolas públicas do município de
Uruguaiana/RS, as quais obtiveram escores inferiores a 3,5 no IDEB 2009. A primeira etapa objetivou
averiguar a formação acadêmica dos professores unidocentes em relação à temática saúde e
investigar aspectos da prática pedagógica acerca do Tema Transversal saúde através da aplicação
de um questionário para 22 professoras unidocentes. Já na segunda etapa foram analisados 8 livros
didáticos de Ciências a fim de verificar a presença da saúde e a sua abordagem enquanto um Tema
Transversal. A terceira etapa teve como finalidade proporcionar atividades de educação para a saúde
aos escolares e conjuntamente identificar as suas percepções sobre saúde, nesta etapa participaram
360 alunos. De acordo com os resultados obtidos constata-se, de modo geral, que a temática saúde
está contemplada nas práticas pedagógicas das escolas estudadas, porém não é tratada pelas
educadoras e pelos livros didáticos como um Tema Transversal. Com relação à formação acadêmica,
parte das professoras relataram que tiveram uma formação inicial insuficiente sobre o tema saúde e
verificou-se que as mesmas não possuem perspectivas de formação continuada. Assim, essa
formação deficitária reflete nas suas práticas em que os assuntos sobre saúde são tratados
principalmente nas aulas de Ciências, pela maioria das professoras, por meio de aulas expositivas
que utilizam como principal fonte de planejamento o livro didático. Na segunda etapa as análises
demonstraram que a saúde ocupa um pequeno número de páginas nos livros didáticos os quais
abordam predominantemente sobre as doenças. Os resultados da terceira etapa mostraram que a
maioria dos estudantes associa o significado da saúde a hábitos alimentares e de higiene logo,
possuem uma compreensão fragmentada sobre a saúde. Nas intervenções os alunos foram
receptivos e participativos, entretanto identificou-se carência de independência para a realização das
atividades e dificuldades consideráveis para trabalhar em grupo. Após a execução deste trabalho
foram encontradas lacunas que necessitam serem preenchidas objetivando-se assim, uma educação
para a saúde efetiva que possa repercutir em uma vida saudável na fase adulta e do mesmo modo
em uma melhoria nas práticas escolares como tentativa de elevar as notas das respectivas escolas
nas avaliações da Educação Básica. Espera-se que os questionamentos levantados nesta
dissertação bem como os resultados obtidos e as inferências possam cooperar com estudos futuros
sobre educação e saúde no contexto escolar e principalmente levantem provocações, reflexões e
discussões entre estudantes e profissionais sobre as práticas escolares com Temas Transversais.