O ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta
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2014-03-07Metadatos
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A presente dissertação foi desenvolvida entre um grupo de professores dos Anos Iniciais de escolas da rede municipal de Alegrete/RS no ano de 2012 e focaliza-se no diagnóstico, análise e desenvolvimento de uma proposta sobre o Ensino de Ciências na perspectiva da Alfabetização Científica (AC) no enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). A abordagem metodológica foi qualitativa, de natureza compreensivo-interpretativa, tendo na pesquisa-ação o suporte para a investigação, sendo dividido em dois manuscritos. O primeiro caracteriza-se pelo diagnóstico das percepções dos professores sobre perspectiva da AC no enfoque da CTS, onde foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas. Participaram desta pesquisa 58 professores. Os resultados demonstraram que os docentes entendem a importância do tema, mas indicaram não estar preparados para desenvolver esta temática em sala de aula. Além disso, grande parte dos educadores não explicita em suas práticas como esta perspectiva da AC com enfoque da CTS pode contribuir para o Ensino de Ciências. Da mesma forma, quando questionados sobre a grade curricular de seus cursos contemplar a AC no enfoque da CTS, eles mencionaram que esse tema não contempla esse enfoque em sua formação (68,96%), bem como 96,56% desses professores não possuem cursos ou pós-graduação sobre a temática AC em CTS. O segundo manuscrito caracteriza-se em analisar como a formação continuada baseada na AC com enfoque CTS impactou um grupo de professores dos Anos Iniciais. Participaram 40 professores e finalizaram 12. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas abertas, observação participante e análise de projeto, além do diário de campo. Os resultados apontaram que os professores participantes da pesquisa têm uma percepção conceitual linear e tradicional a respeito dos conteúdos de Ciências. Contudo, nos relatos dos projetos, 66,67% dos docentes mostraram-se com uma visão de Ciência real, interdisciplinar e contextualizada. Com os resultados evidenciados, percebe-se que a formação dos professores teve impacto positivo no entendimento sobre a construção do Ensino de Ciências. Assim, espera-se que a presente dissertação possa contribuir com futuras ações educacionais, estimulando o desenvolvimento de metodologias problematizadoras, as quais se constituem numa importante ferramenta na construção de projetos interdisciplinares que visem a um ensino mais contextualizado e próximo da realidade dos alunos.