O lixo eletrônico como possibilidade para o ensino de química na formação de professores
Date
2014-04-24Metadata
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O lixo eletrônico é um dos grandes problemas do século XXI, tanto pelo aumento da quantidade em que está sendo gerado, quanto por sua variada composição química e pela toxicidade de algumas substâncias presentes no mesmo. Entretanto, apesar de figurar como um tema tão relevante de ser discutido em sala de aula, ele vem recebendo pouca ênfase no Ensino de Química. Desta forma, o presente trabalho tem como foco a discussão deste tema na formação inicial e continuada de professores de Química, buscando investigar de que formas ele pode ser abordado e como pode colaborar na formação desses professores. Para isso, esta pesquisa foi divida em três etapas: desenvolvimento de uma atividade de extensão relacionada ao tema lixo eletrônico (etapa E1), a realização de inserções deste tema na formação inicial de professores de Química (etapa E2) e a elaboração e execução de um curso de formação continuada abordando o tema lixo eletrônico (etapa E3). Na primeira etapa, foi realizada a distribuição de kits de reagentes que permitem a realização de atividades experimentais, sendo uma delas a identificação qualitativa de metais presentes no lixo eletrônico. Os professores participantes desta etapa responderam um questionário que buscou investigar questões relacionadas ao lixo eletrônico e à participação de cursos de formação continuada. Na etapa E2, foram realizadas duas intervenções com acadêmicos do curso de Química Licenciatura da UFSM: uma atividade experimental de caráter investigativo e a elaboração de planos de aula abordando o tema lixo eletrônico. Já na etapa E3 foi desenvolvido um curso de formação continuada com dez professores de Química, no qual foram realizadas atividades relacionando o lixo eletrônico com o Ensino de Química através do contato com estes resíduos, da discussão de textos, da elaboração e análise de planos de aula, bem como por meio de discussões acerca da importância das atividades experimentais e de diferentes recursos didáticos (vídeos e livros didáticos). A etapa E3 também contou com a elaboração de um website que objetivou, entre outras ações, reunir materiais (artigos, sites, vídeos) sobre o tema lixo eletrônico. Sendo assim, através dos resultados obtidos em todas as etapas desta pesquisa, verificamos que o lixo eletrônico surge como uma possibilidade para o Ensino de Química, podendo ser abordado de diferentes formas. Além disso, de acordo com a avaliação dos professores participantes, as atividades desenvolvidas envolvendo esse tema contribuíram com a sua formação profissional, proporcionando a discussão de novas ideias e estratégias para sua atuação em sala de aula.