Formação continuada de professores alfabetizadores: indicadores de qualidade no Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)
Resumo
A busca por uma educação de qualidade para todos, iniciando pela alfabetização plena, implica em uma série de medidas, sendo uma delas a Formação Continuada dos professores alfabetizadores uma vez que são eles os mediadores da aprendizagem. A escolha do tema deve-se a relevância na trajetória profissional da pós graduanda, e pelo compromisso dos gestores com a Formação Continuada, nos últimos anos. Apresente pesquisa teve como objetivo geral reconhecer quais os indicadores de qualidade relacionados a formação continuada dos professores alfabetizadores do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) do Ministério da Educação (MEC) na Rede Municipal de Ensino de Tapera/RS. Para isso, foram necessários identificar as concepções de qualidade e formação continuada dos gestores e professores alfabetizadores, analisar as políticas públicas de formação de professores no Brasil e verificar quais seriam os indicadores relacionados a formação continuada dos professores participantes do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Este estudo está ancorado na abordagem quanti-qualitativa, ao analisar dados estatísticos sobre o resultado dos questionários e, ao buscar a relação entre aspectos teóricos, a interpretação e análise do problema. O tipo de pesquisa realizado foi o estudo de caso e como instrumentos para a coleta de dados, a aplicação de questionário com questões abertas e fechadas aos nove (9) professores do ciclo de alfabetização e a entrevista aos dois (2) gestores da Rede Municipal de Ensino de Tapera/ RS, e posterior análise de conteúdo.O referencial teórico sobre a formação continuada tem como fundamentos Bolzan (2002), Vasconcellos (2004), Imbernón (2010), em relação a qualidade, Dourado (2007) traz importantes contribuições. A análise dos dados permitiu observar que as professoras percebem a formação continuada do PNAIC, como um espaço para a troca de saberes e a percepção da relação teoria e prática. Além disso destacam como importantes as ações da gestão, como hora-atividade para planejamento. Sendo assim, o PNAIC se constitui em um programa de formação continuada cujos objetivos e estrutura, estão voltados à alfabetização de todos na idade certa, uma vez que a alfabetização é a porta de acesso para as aprendizagens em todas as áreas do conhecimento, assim como permite a participação na vida social, ou seja, a cidadania.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [951]