A gestão escolar frente aos desafios da implantação do ensino médio politécnico: um estudo de caso
Abstract
A presente monografia buscou investigar como ocorreu a implantação do currículo do Ensino Médio Politécnico em uma escola da rede pública estadual do Rio Grande do Sul (RS). O estudo possuiu uma abordagem quali-quantitativa, caracterizada como um estudo de caso. Para tanto, a averiguação foi norteada, por intermédio de um questionário com perguntas fechadas, para trinta professores regentes e dez professores de seminário integrado, com o propósito de verificar o entendimento que os envolvidos têm da nova proposta de Ensino Médio Politécnico, estruturada e iniciada no ano de 2012. O instrumento de coleta possibilitou a construção de gráficos, tabulados e comentados, que contribuíram na elaboração dos resultados da presente investigação. Nesse sentido, para a análise, a pesquisa apoia suas ponderações na legislação vigente e em teóricos proferidos à temática, tais como: Constituição Federal (1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), PCNs (2000), Proposta de Reestruturação do Ensino Médio do RS (2011), Freire (1983; 2007), Luck (2007), Paro (2000), Sacristan (2000), entre outros. A partir das considerações teóricas inquiridas e do questionário realizado, permitiu-se verificar alguns desafios elencados pelos professores, como: infraestrutura da escola, prover meios universais de aprendizagem aos alunos, quadro de profissionais, recursos financeiros, laboratórios e bibliotecas adequados, apoio à continuidade de estudos dos docentes, envolvimento da comunidade escolar e valorização profissional. Além disso, a pesquisa mostrou a falta de participação dos sujeitos envolvidos no processo da construção do currículo politécnico, manifestando assim, a falta de uma gestão escolar democrática.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]