Herança multifatorial: concepções de estudantes de ensino médio, desenvolvimento e aplicação de materiais didáticos
Date
2016-02-25Metadata
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A maioria das características apresentadas pelos organismos complexos são resultados de heranças multifatoriais, como por exemplo, a cor da pele nos seres humanos. Este trabalho teve como objetivo investigar as concepções de alunos do Ensino Médio sobre herança multifatorial e, com base nas informações coletadas, desenvolver materiais didáticos que favoreçam as aplicações de conceitos de genética em assuntos do cotidiano. Participaram deste trabalho 48 alunos de duas turmas de Ensino Médio, matriculados em duas escolas públicas localizadas em Santa Maria/RS e São Vicente do Sul/RS. A pesquisa foi realizada em três etapas denominadas aplicação do pré-teste, abordagem didática e aplicação do pós-teste. Desenvolvemos um jogo, um modelo didático e um hipertexto sendo recomendados para turmas de Ensino Médio. O jogo e o modelo didático foram aplicados pela pesquisadora e indicamos a sua utilização para turmas que já estudaram conceitos básicos de herança monogênica e multifatorial. Os materiais aplicados foram avaliados conforme motivação e utilização de conceitos de genética. A avaliação por alunos e professores indicou que a proposta é desafiadora e útil para o ensino de genética, com boa aplicabilidade para revisar conceitos. O hipertexto foi desenvolvido em três versões, de acordo com a realidade do aluno, sendo um material útil para situações em que se tenha pouco tempo para o ensino do conteúdo por ser um meio prático e de fácil manipulação. Para tornar a atividade mais interessante e interativa recomenda-se que seja feita além da leitura uma discussão para que os alunos e professor possam compartilhar ideias sobre o tema em estudo. Os alunos de ambas as turmas apresentaram aumento na proporção de respostas corretas após a aplicação da sequência didática, essa melhora foi mais notável para os alunos da turma que teve baixo índice de acertos no pré-teste a qual não havia estudado o tema herança multifatorial (turma 2).