Desenvolvendo um cenário imaginativo circense pelo brincar e se movimentar da criança
Resumo
As possibilidades construtivas em meio à herança cultural do Circo são notórias e,
desse modo, uma grandeza de movimentos de diferentes possibilidades corporais sendo
construída. Devido a esse importante legado cultural do Circo, as Atividades Circenses
constituemse
como representativas ao BrincareSeMovimentar
da criança, considerando as
suas construções experienciais. Sendo assim, este estudo tem como objetivo investigar as
relações do imaginar e fascinar da criança que se expressam pelo BrincareSeMovimentar
estimulados pelas Atividades Circenses. Para o desenvolvimento dessa pesquisa, buscamos
uma metodologia de cunhos teórico e exploratório, com sentido à reconstrução de teorias e
condições explicativas aos aspectos relacionados às Atividades Circenses e suas relações com
o brincar imaginativo da criança. O que, primeiramente, desenvolvese,
por meio de uma
compreensão do estado da arte, identificando o cenário histórico desse conhecimento e suas
produções em vista do contexto pedagógico. Em um segundo momento, estabelece um
reconhecimento do cenário contextual e perceptivo da criança, tendo em vista o seu BrincareSeMovimentar.
Em um terceiro momento, procurase
identificar o cenário do brincar no
contexto escolar e sua problemática, considerando as relações entre o imaginário infantil e a
arte. Em última análise, são traçadas algumas aproximações com o brincar imaginativo e com
as Atividades Circenses, considerando o seu múltiplo cenário e suas relações possíveis na
escola, tendo em conta o contexto do SeMovimentar
imaginativo e as Atividades Circenses.
A partir disso, concluise
que o contexto do cenário circense e o universo infantil são
mediados pelo imaginário nas construções inventivas da criança que, causadas pelo cenário
circense, contribuem com um encantador cenário abrangente e sensível aos diferentes
interesses e necessidades em meio à infância imaginativa como
o reconhecimento de sua
gama variada de possibilidades muito além de instrumentos de ensino, enquanto uma
pedagogia dedicada às intenções das crianças em meio ao caminho assumido; e
compreendidas no mundo da criança como experiências múltiplas do movimento, sendo uma
pedagogia elaborada a partir do brincar e do imaginar e mediadora sensível a esse processo.