Formação inicial para o trabalho pedagógico com os anos iniciais do ensino fundamental: estudo do curso de Educação Física/Licenciatura/UFSM
Abstract
Este estudo teve o objetivo de investigar como se configura a formação inicial em
Educação Física/Licenciatura da UFSM para o trabalho pedagógico com os Anos Iniciais do
Ensino Fundamental. Para tal, lançamos mão da análise documental do Projeto Pedagógico de
Curso (PPC), da matriz curricular, dos programas de disciplinas de Educação
Física/Licenciatura/UFSM e da legislação educacional do País e do Rio Grande do Sul
referente aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental para, além, aplicamos questionários e
realizamos entrevistas semiestruturadas com os acadêmicos do último semestre desse Curso.
Os achados da pesquisa evidenciam o distanciamento entre a Universidade e a realidade
escolar, a desintegração curricular e a ausência de uma disciplina obrigatória que trate da
especificidade do trabalho pedagógico nos Anos Iniciais. Nesta direção, é fundamental uma
reestruturação curricular que abarque todos os níveis e modalidades de ensino.
Especificamente sobre os Anos Iniciais, entendemos que, para o trabalho com crianças, é
necessário que se proponha uma perspectiva teórica que leve em conta os condicionantes
históricos e sociais que constituem a vida de cada sujeito.