O trabalho pedagógico no PIBID - cultura esportiva da escola e suas repercussões para a formação inicial em educação física
Resumo
Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar o trabalho pedagógico no PIBID - Cultura
esportiva da escola e suas repercussões para a formação inicial de professores de Educação
Física do CEFD/UFSM. Esta pesquisa foi desenvolvida com base nas categorias dialéticas da
historicidade, totalidade, mediação, contradição e com as categorias empíricas do trabalho de
campo sistematizadas em: trabalho pedagógico, formação inicial, PIBID - política
educacional e objetivo/avaliação. As categorias foram orientadas pela seguinte pergunta:
como se desenvolve o trabalho pedagógico no PIBID - Cultura esportiva da escola e quais as
repercussões para a formação inicial de professores de Educação Física do CEFD/UFSM?
Para a compreensão do real fizemos uso da pesquisa documental e da entrevista
semiestruturada, com acadêmicos que participaram do subprojeto e estão cursando o
Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física. Constatou-se que o trabalho
pedagógico no subprojeto contribuiu para a formação inicial dos alunos participantes, através
da aproximação da realidade escolar e das trocas de experiência, sendo mais qualificado que
os estágios e práticas de ensino. Entretanto, verificou-se que o trabalho pedagógico no
subprojeto não repercutiu diretamente no curso de Educação Física do CEFD pela falta de
articulação das ações do subprojeto PIBID com o PPC. Constatou-se que o PIBID Cultura
esportiva da escola enquanto política educacional é uma ação compensatória que acaba
preenchendo lacunas da formação inicial. Além de ser uma política de adesão individual,
própria da política neoliberal, que prejudica e desmobiliza ações coletivas desqualificando a
formação de professores de Educação Física.