O REUNI e a intensificação e precarização do trabalho dos professores: estudo de caso do CEFD/UFSM
Resumo
As universidades públicas brasileiras passaram por algumas transformações
nos últimos anos, dentre as quais destacamos as que foram provocadas pelo
programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) que
tinha como metas principais atingir a relação de 18 estudantes por professor e de
aprovação de 90% dos estudantes, além da busca de melhor aproveitamento de
infraestrutura e de pessoal. O tema deste estudo surgiu a partir do acompanhamento
da greve dos professores federais em 2012, na qual, para além das reivindicações
salariais, os professores lutavam por melhores condições de trabalho, apontando
que este problema era consequência do REUNI. Esta pesquisa, que contou com o
financiamento da CAPES/OBEDUC, busca contribuir com a tarefa de diagnosticar a
realidade da educação brasileira, que constitui um dos objetivos do processo do
Encontro Nacional de Educação (ENE). O objetivo geral deste estudo consiste em
analisar o desenvolvimento da política educacional do Programa REUNI, seus
reflexos na UFSM e suas implicações no processo de intensificação e precarização
do trabalho dos professores do CEFD/UFSM. Fundamentamos nosso estudo a partir
do materialismo histórico dialético e em relação às escolhas metodológicas, optamos
pelo estudo de caso como estratégia de pesquisa, no qual a produção dos dados foi
feita por meio de uma pesquisa documental e da realização de entrevistas semiestruturadas.
Em relação ao processo de análise de dados foi utilizada a técnica de
análise de conteúdo. Nossa hipótese foi de que a implantação do REUNI na UFSM
ocasionou uma ampliação do processo de intensificação e precarização das
condições de trabalho dos professores da UFSM e dos professores do CEFD, em
decorrência da lógica que o programa se fundamenta. Na análise dos dados
percebemos que a hipótese foi confirmada. O percentual de aumento das vagas e
das matrículas da graduação e da pós-graduação na UFSM foi desproporcional ao
aumento de contratações de professores e de técnico-administrativos no período do
REUNI (2007-2012). Em relação ao caso do CEFD a desproporcionalidade
supracitada se repete e os/as professores/as entrevistados/as demonstraram
indícios de intensificação e precarização do trabalho relacionadas aos elementos do
REUNI ao mencionarem, por exemplo, o aumento de tarefas por causa da pósgraduação
e do aumento de estudantes da graduação, as condições precárias da
infraestrutura e materiais do CEFD e a defasagem salarial nos últimos anos. A partir
destes fatores observou-se que o aumento da quantidade de estudantes na UFSM e
no CEFD prejudicou os níveis mínimos de qualidade da educação superior
correspondente ao tripé ensino-pesquisa-extensão.