Modelagem matemática e recursos tecnológicos: uma experiência em um curso de formação inicial de professores
Abstract
Esta dissertação descreve os resultados de uma pesquisa de ensino e aprendizagem em um
ambiente de Modelagem Matemática aliado à utilização de recursos tecnológicos,
desenvolvida no segundo semestre do ano de 2014, junto aos alunos da disciplina Métodos
Matemáticos, no Curso de Matemática- Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria.
A utilização da metodologia de Modelagem Matemática se justifica por proporcionar ao aluno
a possibilidade de estudar matemática através de problemas reais do cotidiano, os quais
tornam-se mais relevantes no momento de compreender, aplicar e interpretar conteúdos
matemáticos. A pesquisa foi realizada numa abordagem qualitativa e os instrumentos
utilizados foram: questionários, entrevistas, projetos de Modelagem Matemática, observações
e percepções da pesquisadora e da professora da disciplina. O referencial teórico baseou-se
em pesquisadores da área de Educação Matemática que defendem a utilização da Modelagem
Matemática e dos recursos tecnológicos em sala de aula. A partir dos pressupostos teóricos,
das observações e reflexões, procedeu-se à análise dos documentos oriundos dessa pesquisa.
A análise sugere que a utilização da Modelagem Matemática, aliada aos recursos
tecnológicos, pode contribuir de maneira positiva no ensino e aprendizagem de conteúdos
matemáticos. Constatou-se também que se faz necessária sua utilização em outros momentos
ao longo da graduação, para que alunos e professores sintam-se mais confortáveis em relação
a esta metodologia.