As concepções de professores ao ensinar quadriláteros nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades de contribuições das TIC
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2015-12-21Metadatos
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Com o estudo proposto objetivamos analisar e compreender as concepções
matemáticas dos professores, buscando proporcionar oportunidades de introduzir a
utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramentas
auxiliares da prática docente, no ensino de Geometria, em particular quadriláteros,
na educação básica, em especial do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Essa
compreensão utilizou como subsídios teóricos os Saberes Docentes segundo Tardif
(2014), os conhecimentos do conteúdo específico, pedagógico geral, pedagógico do
conteúdo de Shulman (1986, 1987) e o conhecimento tecnológico e pedagógico do
conteúdo segundo Palis (2010). Para desenvolvermos essa pesquisa elaboramos,
executamos e avaliamos duas etapas distintas, na primeira realizamos entrevistas e
aplicamos questionários aos professores da Rede Escolar Pública Municipal de
Formigueiro/RS atuantes do 1º ao 5º ano do ensino. Na segunda etapa, a partir da
análise das entrevistas e respostas aos questionários elaboramos e implementamos
uma Oficina de formação Continuada intitulada: O Software Geogebra na Formação
Continuada de Professores no Ensino e Aprendizagem de Quadriláteros , que foi
oferecida a todos os professores da Rede Escolar Pública Municipal daquela
cidade. A partir da análise e discussão da realização dessas duas etapas
constatamos que as professoras do 1º ao 5º ano do ensino fundamental mostraramse
conscientes da importância do ensino da matemática e da Geometria nos anos
iniciais do ensino fundamental, entretanto essa consciência esbarra em dificuldades
decorrentes da sua formação inicial e continuada, da falta de infra-estrutura e da
multisseriação na maioria das escolas. Além disso, percebemos por meio da
realização da Oficina, que as TIC, em particular o Software Geogebra, podem
contribuir de maneira efetiva para organização e desenvolvimento da prática
docente, oferecendo técnicas alternativas que enriquecem o ensino de Quadriláteros
nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Acreditamos que o objetivo da pesquisa
foi atingido, uma vez que ao final da oficina as professoras conseguiram mediadas
pelas tecnologias, consolidar os saberes docentes necessários ao aprendizado das
propriedades mínimas dos quadriláteros notáveis, contribuindo assim, mesmo que
de forma indireta, para a melhoria da aprendizagem dos alunos.