Formação continuada de professores do ciclo de alfabetização na avaliação de coordenadoras locais a partir de ações do PNAIC em municípios do Rio Grande do Sul
Resumo
Esta dissertação apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa de mestrado que teve por
objetivo conhecer o processo de formação continuada de professores do ciclo de
alfabetização a partir das ações do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade
Certa (PNAIC) em municípios do Rio Grande do Sul, na visão de coordenadoras locais das
ações nesses municípios. As ações do Programa nesses municípios estiveram sob a
coordenação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sendo que, em 2014, foco
dessa pesquisa, a formação foi com ênfase para a Educação Matemática, visando abordar a
Alfabetização Matemática na perspectiva do Letramento. A questão de investigação
proposta com a pesquisa foi: quais são as implicações das ações do PNAIC, na avaliação
de coordenadoras locais, em relação à formação continuada de professores em municípios
do Rio Grande do Sul? Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tendo como sujeitos
da pesquisa professoras coordenadoras locais das ações do PNAIC em municípios do
estado mencionado. Para a coleta de dados, optou-se por aplicar dois instrumentos:
questionário e entrevista semiestruturada. O questionário foi elaborado com questões
abertas, por meio das quais se buscou problematizar a questão de estudo. Para isso, foi
constituído por algumas perguntas inerentes ao PNAIC, à formação continuada de
professores do ciclo de alfabetização e ao processo ensino e aprendizagem de Matemática.
O roteiro da entrevista foi elaborado após ser realizada a análise dos questionários, com o
intuito de complementar as informações obtidas por meio desses. A análise e a interpretação
dos dados coletados foram realizadas mediante o uso de categorias que foram interpretadas
à luz da análise de conteúdo pautada em estudos de Bardin (2008). Por fim, os dados
analisados permitem concluir que as ações implementadas por meio do PNAIC
possibilitaram ao professor alfabetizador a reflexão sobre sua atuação em sala de aula, o
que o auxiliou a promover melhorias em sua prática pedagógica, especificamente em
relação à Matemática. Além disso, verificou-se que os espaços de formação continuada,
como os do PNAIC, são relevantes tanto para trabalhar alternativas que podem contribuir
para melhorar a prática do professor, quanto para a constituição do professor como
profissional, visto que proporcionaram aos professores momentos de discussão acerca dos
problemas atuais da educação brasileira, enfrentados em sala de aula. Assim, é possível
afirmar que, como Política Pública Educacional, o PNAIC promoveu mudanças nas práticas
pedagógicas de professores dos anos iniciais a partir da experimentação do novo, de
estudos, reflexões e experiências compartilhadas em espaços coletivos de formação
continuada.