Práticas docentes com o uso de ambientes baseados em websites: uma possibilidade de ensino
Resumo
Diferentes recursos tecnológicos são utilizados no processo ensino-aprendizagem e, sem dúvida, a internet é um recurso que se destaca. Através do sistema de interface gráfica Web é possível ter acesso a ambientes interativos. Com base nesses dados, a pesquisa se propôs a investigar que fatores os professores indicam como motivadores para o uso de ambientes de aprendizagem baseados em Websites e como utilizam em sua prática pedagógica. A fundamentação teórica contempla temas como a internet na educação; o ensino mediado pelo computador; ambientes de aprendizagens on-line e formação de professores para o uso do computador. Fizeram parte da pesquisa dez professores de três escolas de Educação Básica.Os instrumentos utilizados foram entrevistas, observações e documentos. Segundo os professores, os ambientes trabalhados na pesquisa caracterizam-se por transmitir conteúdos, atividades organizada previamente, como se fosse um livro animado, um professor eletrônico. Dessa forma o aluno passa a fazer a leitura da tela ou escuta da informação fornecida, avanço pelo material, apertando a tecla enter ou usando o mouse para escolher a atividade. No entanto, o trabalho desenvolvido com ambientes revelou ser um complemento às práticas pedagógicas. Ou seja, pelo menos até o momento, a institucionalização de ambientes baseados em Websites se constitui em um recurso tecnológico aos docentes para dar apoio às atividades de sala de aula.