A importância do uso das mídias e tecnologias para uma educação inclusiva nas salas de recursos multifuncionais
Resumen
O presente artigo aborda o uso das mídias e tecnologias na sala de recursos multifuncionais como forma de inclusão. Para problematizar e refletir acerca desta temática, procurando sempre a unidade entre a prática e a teoria é que foi feita a escolha pelos referenciais que embasaram os estudos, os quais enfatizam o uso das mídias como forma de promover uma aprendizagem mais significativa. Como opção metodológica, realizou-se uma análise qualitativa, e como instrumento para a coleta de dados fez-se uso de uma entrevista semi-estruturada com profissionais da Educação Especial que atuam em salas de Recursos Multifuncionais no município de Santa Maria . O objetivo desta pesquisa foi verificar se as mídias são utilizadas como recursos de apoio pedagógico e tecnológico nos Atendimentos Educacionais Especializados pelas Educadoras Especiais, e se estas viabilizam alternativas para que os alunos com deficiências sintam-se realmente incluídos no processo educacional, por meio das mídias na Educação Especial. Os resultados da pesquisa indicam que as mídias e as tecnologias vem viabilizando um trabalho que promove uma educação inclusiva nas salas de recursos multifuncionais no município de Santa Maria. Os docentes estão se esforçando para dar conta da demanda de alunos e propiciar a eles um ensino mais dinâmico, que foge dos padrões tradicionais de ensino, que valoriza as potencialidades e singularidades de cada discente, tudo isso usando as mídias como suporte em seus planejamentos.
Colecciones
- Mídias na Educação - EaD [640]