Mudanças e inovações na organização curricular de escolas estaduais de ensino médio do município de Santa Maria/RS
Resumo
Este trabalho teve por objetivo caracterizar as mudanças na organização curricular das Escolas Estaduais de Ensino Médio (EEEM) do município de Santa Maria/RS, levadas a
efeito em decorrência do atendimento à atual legislação educacional, identificando as características das organizações curriculares que estão associadas a mudanças inovadoras
no cotidiano escolar a partir do que está expresso nos projetos político-pedagógicos (PPP), de falas das Coordenadoras da 8ª. CRE (gestões 1999-2002 e 2003-2006) e de professores. As propostas de mudanças na organização escolar foram construídas nas escolas da Rede
Estadual de Ensino (REE) do município de Santa Maria/RS a partir do ano de 2001, visando a atender ao que preconiza a LDB 9394/96. Tendo em vista que essa Lei propõe mudanças
inovadoras na organização das EEEM, principalmente, quanto ao currículo, apresentamos uma breve reflexão sobre as concepções de: mudança, inovação e reforma; cultura escolar
como possibilidade de compreender a organização da escola; PPP como instrumento para a democratização dessa organização, currículo e interdisciplinaridade como forma de
organização curricular. Para a realização deste estudo, retomamos estudos realizados pela equipe do Projeto de Pesquisa COTESC (Condicionantes para Tutoria Escolar no Estágio Curricular Supervisionado: articulando Formação Inicial e Formação Continuada de Professores) sobre o processo de construção dos PPP de dezoito (18) EEEM do município
de Santa Maria/RS. Na continuidade ao que já vinha sendo pesquisado por essa equipe, buscamos compreender o processo de implementação e de reconstrução dos PPP dessas
escolas, entrevistando a gestão da 8ª. CRE (2003-2006). Na fala dos entrevistados, fica claro que as propostas pedagógicas das escolas, praticamente, não sofreram alterações. Optamos, então, por analisar seis (6) dos dezoito (18) PPP cujos itens estruturais caracterizam uma construção mais pautada num planejamento participativo e,
principalmente, porque são os que mais sinalizam mudanças na organização escolar em relação ao currículo, identificando, através de roteiro para análise documental, aspectos
inovadores nessa organização. No entanto, aprofundamos estudos da proposta pedagógica da Escola 17 para compreender o processo de implementação dessas mudanças no cotidiano escolar por apresentar uma proposta mais ousada em relação às outras cinco (5). Obtivemos as informações para esses estudos através de entrevistas estruturadas. As informações obtidas a partir da análise textual dos documentos escolares e das entrevistas
permitem-nos considerar que as mudanças expressas nos PPP de seis (6) EEEM caracterizam-se como inovadoras quanto à proposta de interdisciplinaridade como forma de organizarem seus currículos, porém, trata-se de uma inovação externamente induzida pelo que preconiza a LDB/96. A Escola 17, embora, também, tenha construído sua proposta pedagógica por força dessa Lei, demonstra, na operacionalização das mudanças propostas, uma inovação internamente gerada que é percebida pelas ações de seus sujeitos quando buscam soluções para os problemas enfrentados diante de necessidades que surgem,
redefinindo caminhos e estruturas que garantam êxito nessa implementação. (Re)construir e implementar uma proposta pedagógica oportuniza aos profissionais de educação
repensarem suas práticas não só quanto à organização curricular, mas da escola como um todo.