Contribuições do PIT - programa de incentivo ao talento no processo de aprendizagem e desenvolvimento de um aluno com altas habilidades
Resumo
A presente pesquisa está inserida na Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa
Maria UFSM. O interesse em realizar este trabalho surgiu a partir das experiências pedagógicas vivenciadas no Projeto de Extensão PIT Programa de Incentivo ao Talento ,
momento que se observou, embora informalmente, que a escola não apresentava as condições reais para promover um processo de educação de qualidade aos alunos com
altas habilidades. Destarte, urge a necessidade de refletir e discutir os processos de mudanças que ocorrem na aprendizagem e no desenvolvimento dos alunos, como resultado da participação no PIT. Assim, a temática é relevante e instiga o interesse em investigar se
as estratégias educacionais realizadas no PIT contribuem para a aprendizagem e o desenvolvimento de um aluno com altas habilidades, no contexto escolar. Os objetivos que
direcionam essa investigação são os seguintes: estabelecer relações entre as estratégias educacionais do PIT e aquelas que ocorrem no contexto de sala de aula; verificar como as
estratégias educacionais adotadas no PIT contribuem para o aluno revelar suas habilidades em sala de aula; identificar o entendimento dos professores acerca da contribuição do PIT
na aprendizagem e no desenvolvimento do aluno, no contexto escolar; e verificar como a motivação e a criatividade do aluno no contexto escolar relacionam-se com as atividades
propostas pelo PIT. A efetivação desses objetivos exigiu um contato direto com a escola em que o aluno está matriculado. Assim esta pesquisa configura-se como descritiva, com
análise qualitativa e enquadrada no perfil das características de um Estudo de Caso. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a entrevista semi-estruturada com as
professoras do aluno e as observações sistemáticas realizadas na sala de aula regular. É importante destacar que, o reconhecimento e a atenção aos alunos com altas habilidades,
mediante a adoção de estratégias educacionais especificas, são sistematicamente sustentados pelos dados desta pesquisa, os quais evidenciam que, sem um estímulo
adequado e estratégias educacionais implementadas na programação escolar, ou em outros espaços, como exemplo, os programas de enriquecimento, esses alunos estão sujeito ao
risco de fracassar em suas pretensões escolares e ter seu potencial adormecido. Portanto, a presente investigação pretendeu contribuir no sentido de empreender uma tentativa de elucidar as questões referentes à temática das altas habilidades e dos processos de aprendizagem e desenvolvimento desses alunos, apresentando as estratégias educacionais realizadas no PIT como uma alternativa de ação prática que favorece o desenvolvimento do potencial do aluno com altas habilidades, que, por vezes, nem sempre consegue expressá-lo e desenvolvê-lo plenamente no contexto escolar.