As representações sociais do professor de artes visuais no ensino médio e sua relação com a construção do conhecimento artístico do aluno
Resumo
A presente investigação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa em Educação e Artes do Programa de
Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, tendo como objetivo
principal analisar como se configuram as Representações Sociais do Professor de Artes Visuais no
Ensino Médio e sua relação com a construção do conhecimento artístico do aluno. A pesquisa foi
desenvolvida em seis escolas de Ensino Médio de Santa Maria três escolas públicas e três
privadas. Os dados coletados caracterizaram-se por entrevistas semi-estruturadas que foram
analisadas de acordo com as idéias de BARDIN (1979), como a Análise de Conteúdo.Tendo em vista
discutir e analisar os conflitos existentes na relação ensino/aprendizagem, a investigação foi realizada
através da abordagem qualitativa, com caráter exploratório, utilizando-se da teoria das
Representações Sociais proposta por MOSCOVICI, (1978 e 2003) e complementada por autores
como JODELET, (1984 e 2001); GUARESCHI & JOVCHELOVITCH, (1995); MADEIRA, (2000); SÁ,
(1998); SPINK, (1995); dentre outros; e, no campo da Arte e da Educação, subsidiada por teóricos
que trabalham com diferentes enfoques no que diz respeito à construção do conhecimento em Artes
Visuais, tais como HERNÁNDEZ, (1998, 2000, 2005 e 2007); PILLAR, (2001); SANCHO, (2006);
dentre outros autores. Assim sendo, através dos relatos das entrevistas constatamos que as
representações atribuídas ao professor de Artes Visuais, por ele mesmo e por seus alunos,
apresentam algumas divergências e compreendem aspectos estereotipados em sua constituição. As
Representações Sociais e sua capacidade de influência nas relações de aprendizagem tornaram-se
evidentes pela contextualização da ação docente regidos por critérios e modelos sociais, questões
valorativas e de poderes de aquisição dos saberes.