O design de estamparia têxtil e a educação: uma prática educativa no 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de 1º Grau Chácara das Flores
Abstract
Esta pesquisa fez parte da Linha de Pesquisa em Educação e Arte do PPGECE/UFSM. A pesquisa foi contextualizada no Ensino formal, tendo a pesquisa-ação ocorrida na Escola de Ensino Fundamental Municipal Chácara das Flores, em Santa Maria/RS, com os participantes/educandos do 9º ano. Esta pesquisa objetivou, em linhas gerais, investigar a prática educativa problematizadora, tendo como fundamento os pressupostos teóricos pedagógicos para a aprendizagem do design de estamparia têxtil com alunos do 9º ano do
Ensino Fundamental. Especificamente, objetivou: identificar e analisar a concepção e a ação dos alunos frente à compreensão da modalidade de design de estamparia têxtil;
planejar, em colaboração com os participantes da pesquisa, atividades prático-educativas problematizadoras, tendo em vista a aprendizagem e percepção do fazer-saber pedagógico
crítico em design para estamparia têxtil; analisar o conhecimento de estamparia têxtil gerado pela prática educativa e as possibilidades pedagógicas no processo de aprendizagem pela materialização dos Projetos de Design de Estamparia Têxtil; e verificar a viabilidade de uma
prática educativa escolar problematizadora do design de estamparia têxtil no Ensino Fundamental escolar. Como referencial teórico da pesquisa, foram lembrados os seguintes
teóricos: FREIRE (1975), EFLAND (2005), CARDOSO (2004), DONDIS (1997), REDIG (1976), OSTROWER (1987) e LUBART (2007). A metodologia da pesquisa foi organizada a
partir de pesquisa qualitativa/pesquisa-ação, tendo sido utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação participante, diário de campo, entrevista semi-estruturada com os pais ou responsáveis e com os participantes da pesquisa, portfólio e análise documental. A análise sobre a prática educativa problematizadora em design de estamparia têxtil delineou o percurso pesquisacional com os participantes/educandos do 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Chácara das Flores. Os relatos dos participantes e dos pais propiciaram atividades e criações visuais relacionadas ao design de estamparia têxtil e significativas ao mundo cultural e social dos educandos. Ao término desta pesquisa, considerou-se que a prática educativa problematizadora freireana em design de estamparia
têxtil contribui para o Ensino das Artes Visuais, na medida em que abarca a prática educativa deste campo do saber de forma crítica, contextualizando e ampliando a cultura
dos educandos através de uma prática educativa efetivamente crítica, conscientizadora e humanizadora.