Louvai Cantando: o cancioneiro que (en)cantou a música e suas práticas na escola teuto-brasileira protestante de Ivoti - RS
Fecha
2008-09-26Metadatos
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A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas Formação, Ação e Pesquisa em Educação
Musical - FAPEM. Esta pesquisa teve como objetivo, analisar as práticas de Educação Musical decorrentes da utilização do cancioneiro Louvai Cantando no contexto da escola
teuto-brasileira protestante de Ivoti, no período de 1968 a 1976, relativo à 1ª edição do livro, sob a ótica de seus organizadores e de professores de Música. Buscou ainda, como
objetivos específicos, investigar os espaços nos quais as práticas se desenvolviam e examinar os protocolos de leitura inscritos no cancioneiro. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou-se da história oral temática híbrida, sendo a entrevista semi-estruturada e o questionário os instrumentos de coleta de dados utilizados. Assim, o cancioneiro Louvai
Cantando serviu como objeto de estudo e como fonte de dados, além de outros materiais documentais. O referencial teórico adotado segue os preceitos do historiador francês Roger Chartier (2007, 2004a, 2004b, 2002, 2001, 1999a, 1999b, 1996, 1994, 1990), que apresenta o tripé conceitual, livro, impresso e leituras, mediante os quais foi efetuada a análise do cancioneiro. A partir da análise dos dados coletados, verificou-se que as práticas de educação musical estavam alicerçadas na execução vocal e que a partir do cancioneiro, conteúdos musicais e educacionais eram trabalhados. O professor servia, muitas vezes, de
modelo para a classe, sendo o responsável pela seleção de repertório, uma vez que o manual não apresentava uma ordem rígida a ser seguida. O cancioneiro, por carregar um
repertório oriundo de diversas regiões do país, oportunizava o contato com realidades diferentes das quais os alunos estavam inseridos, ampliando o vocabulário e levando o
grupo a conhecer outras culturas, formas e gêneros musicais, contemplando paralelamente a cultura lingüística trazida pelos imigrantes. Verificou-se ainda, que o canto era uma
constante no espaço escolar, não restringindo-se, porém, às atividades de sala de aula. Salienta-se que a organização do Louvai Cantando foi diretamente influenciada pela
publicação de dois cancioneiros da década de 1930, o Es Tönen die Lieder... e o Kommt und Singet!, caracterizando-se assim como uma continuação do trabalho, de modo a manter
a tradição musical e cultural da prática do canto trazida pelos primeiros imigrantes.