Processos constitutivos da docência superior: saberes e fazeres de professores de fisioterapia
Abstract
Esta pesquisa insere-se na Linha Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional Docente, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e teve como objetivo principal compreender como ocorrem os processos constitutivos da docência superior para os professores fisioterapeutas que atuam no Curso de Fisioterapia, no contexto da Universidade Federal de Santa Maria, tendo em
vista a integração entre os saberes adquiridos na formação inicial e os saberes da docência superior. Desse objetivo decorreram três objetivos específicos, que são: compreender como ocorre o processo formativo dos professores fisioterapeutas, explicitado através de suas narrativas; reconhecer quais saberes os professores de Fisioterapia mobilizam na sua ação pedagógica; compreender como os
docentes fisioterapeutas explicitam em suas narrativas a integração entre saberes da formação profissional aos saberes necessários à prática docente. O aporte teórico constituiu-se por estudos que tratam da temática referente ao Ensino Superior e à Pedagogia Universitária (Zabalza, 2004;
Garcia, 1999; Lucarelli, 2004, 2008; Anastasiou, 2002, 2007; Anastasiou e Alves, 2003; Pimenta e Anastasiou, 2005; Tardif, 2002; Cunha, 2004; Bolzan, 2008; Isaia e Bolzan, 2004, 2006, 2007; Bolzan e Isaia, 2006, entre outros) e autores que tratam da Fisioterapia e sua trajetória (Rebelatto e Botomé, 2008; Haddad et al., 2006; Andrade, Lemos e Dall Ago, 2006), entre outros. Para alcançar os objetivos, realizamos uma pesquisa do tipo qualitativa narrativa, cujos instrumentos de coleta foram entrevistas narrativas, realizadas a partir de roteiro de tópicos-guia. Os sujeitos foram seis docentes do curso de Fisioterapia da UFSM. Além das entrevistas, solicitamos a cada sujeito que disponibilizasse o material didático de sua disciplina, a fim de complementar a análise das narrativas. Fez parte da análise, como pano de fundo, o projeto pedagógico do curso de Fisioterapia. Por meio da análise de conteúdo, foi possível construirmos três categorias. A força da formação de
fisioterapeuta caracterizou-se por elementos que evidenciaram a importância atribuída à prática da
profissão para a atuação docente, quando os sujeitos demonstraram uma grande valorização dos saberes profissionais, ou quando destacaram elementos mobilizadores da docência, relacionados à Fisioterapia. Desafios pedagógicos face à docência caracterizou-se pela recorrência de elementos que explicitaram as dificuldades dos professores de Fisioterapia frente à atividade docente, seja no
início da carreira nesta profissão para a qual não foram, inicialmente, preparados, seja no exercício continuado da mesma, ao relatarem práticas e concepções que se direcionam ao modelo tradicional de ensino. Já a categoria Aprendendo a ser professor apresentou evidências narrativas de um processo de aprendizagem docente, demonstrando uma potencialidade presente na prática pedagógica destes sujeitos, na direção de processos de ensino e de aprendizagem que levam em conta os sujeitos aprendentes, sobretudo favorecidos pelas DCN para os cursos de Fisioterapia (2002). Compreendemos que os processos constitutivos da docência superior, para os professores
fisioterapeutas, ocorrem no entrelaçamento de saberes próprios da profissão e de saberes aprendidos da e sobre a docência, o que se dá ao longo de toda a trajetória destes profissionais. Este processo é alavancado quando existe a possibilidade de compartilhamento entre os sujeitos, de
maneira que a reflexão sobre suas ações favoreça uma tomada de consciência sobre as mesmas e, assim, a sua transformação.