"Escola aberta para a cidadania": o desafio da educação e as experiências do Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso - Santa Maria/RS
Fecha
2010-04-13Metadatos
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Este trabalho apresenta um estudo sobre educação e cidadania e a relação estabelecida a partir das práticas escolares para a construção de uma escola promotora de vivências cidadãs, que possibilitem a formação de cidadãos. A educação tem experienciado formas alternativas de convivência e desenvolvimento imbricados em um conteúdo que se autodetermina e que influencia, reciprocamente, as ações educativas e sociais. Nessa perspectiva, este trabalho tem como foco principal analisar a experiência do Programa Escola Aberta para a Cidadania, que é uma política pública voltada para a estruturação da cidadania; desenvolvido no Colégio Estadual Profª Edna May Cardoso, situado na COHAB Fernando Ferrari, em Camobi, Santa Maria RS; coordenado pela 8ª C.R.E. Este programa realiza-se em algumas escolas públicas, foi elaborado pela Secretaria de Educação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a UNESCO com o objetivo de promover a cultura da paz e tentar minimizar as ações violentas ocorridas nas escolas e em seu entorno bem como proporcionar aprendizados diversificados a partir das oficinas ministradas, aos finais de semana, no espaço físico das escolas. O objetivo desta pesquisa foi conhecer o programa; entender quais as contribuições para a ação educativa e para a comunidade local; e verificar os avanços, as dificuldades e as expectativas para o futuro. A metodologia utilizada foi o estudo de caso que envolve uma técnica abrangente de instrumentos e abordagens de pesquisa, sendo a História Oral Temática a mais relevante. O aporte teórico constituiu-se por estudos que tratam da temática referente à cidadania e educação em: SAVIANI, 1991, 1997, 2000; PINSKY, 2008; FREIRE 1997, 2000, 2002; FERREIRA, 1993; CORRÊA, 1999; CARVALHO, 2004; CARVALHO, J. M. de 2002. GADOTTI, 2000; MORIN, 2001. O caminho transposto até aqui permite repensar os conceitos de cidadania e educação, como sentidos e significados imbricados e constantemente reconstruídos devido à complexidade que compreendem, para que ocorra o efetivo desenvolvimento dos sujeitos construindo um perfil mais democrático e comprometido em transformar a sociedade tornando as relações sociais e educativas mais justas e solidárias. O propósito de considerar as condições atuais de compreensão sobre cidadania e as relações decorrentes das práticas educativas com vistas a auxiliar o entendimento sobre as estruturas sociais foi alcançado na medida em que fortaleceu a profunda esperança de que os cidadãos possam trabalhar, viver, conviver e se alegrar na contínua construção de relações comunitárias solidárias que superem o mal e busquem despertar o fundo de bondade humana, para que esse bem que tanto almejamos não seja uma idéia vã.