Educação musical e práticas corporais como recurso metodológico da educação infantil: diálogos com professores de música e educandos sobre interdisciplinaridade
Resumo
A presente pesquisa, em nível de mestrado, teve como objetivos principais analisar narrativas de professores de música e educandos de 2º a 5º anos acerca da utilização de práticas corporais e educação musical como elementos participantes do processo de ensino-aprendizagem da educação infantil, bem como analisar as práticas corporais e sua utilização ao longo das narrativas dos colaboradores durante as entrevistas; descrever o tipo de interesse, manifesto em entrevista, que os professores de música e educandos têm na educação musical aliada às práticas corporais; tipificar as práticas pedagógicas dos dois professores colaboradores que foram entrevistados; compreender como as práticas corporais aliadas à música descritas pelos professores entrevistados se associam a
uma educação total integralizadora e as principais contribuições do ensino destes conteúdos para as
crianças, em diversos âmbitos de suas vidas. A coleta de dados foi realizada em duas escolas da rede particular de ensino, na cidade de Ribeirão Preto-SP, sendo as mesmas: Instituto de Educação Infantil e Ensino Fundamental Liceu Albert Sabin e Instituto Santa Úrsula de Ribeirão Preto. Por se
tratar de uma pesquisa qualitativa, o uso do método História Oral tornou-se o mais adequado no que diz respeito a esta pesquisa. Dentro da História Oral, foram utilizados como recurso a História Oral Temática e Híbrida. O uso da História Oral Híbrida justifica-se pelo fato de poderem ser consideradas
observações das aulas dos professores colaboradores, filmagens das mesmas, diários de campo, todo material cedido pelos mesmos, além das entrevistas semi-estruturadas (recurso da História Oral Temática). Esta dissertação está dividida em seis momentos. No primeiro contextualiza-se a temática ao momento histórico de pós-modernidade. No segundo são descritos um breve histórico da interdisciplinaridade, bem como as principais características de um ensino interdisciplinar. O terceiro momento foi destinado ao corpo e às práticas relacionadas a ele, salientando que a libertação do corpo na era narcisista pode se dar através da cultura do cuidar de si e automaticamente do outro. No quarto são descritas as metodologias e recursos que foram julgados como apropriados para a coleta e análise dos dados. O quinto apresenta os principais temas e reflexões abordados durante a coleta de dados com os dois professores de música, os oito educandos, e nas aulas e eventos
observados. E no sexto e último momento são descritas as considerações finais mais relevantes acerca da importância percebida em um ensino baseado nas práticas corporais e educação musical como ferramentas para o processo educativo infantil. Ao final da dissertação são analisadas as
práticas corporais aliadas à música, utilizadas pelos professores entrevistados, em relação às suas possíveis características relacionadas a uma educação total integralizadora.