A música no estágio supervisionado da Pedagogia: uma pesquisa com estagiárias da UFSM
Resumo
A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria
(PPGE/UFSM) e ao grupo de estudos Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM). Como objetivo geral, buscou-se compreender como as estagiárias do
curso de Pedagogia/UFSM potencializam a música no processo de construção da docência. Especificamente, procurou-se conhecer as concepções das estagiárias com relação à música no e para o estágio supervisionado; problematizar a música em suas práticas pedagógicas; e refletir acerca da música no conjunto de conhecimentos que sustentam a docência. A pesquisa possui caráter participante e foi desenvolvida por intermédio de um grupo de trabalho composto por quatro estagiárias do curso de Pedagogia diurno da UFSM. Como instrumentos metodológicos para a coleta de
informações, foram utilizadas entrevista semi-estruturada; observação participante nas escolas; caderno de registros dos encontros do grupo e das observações nas escolas;
caderno de registros das participantes; e conversa coletiva. As informações obtidas na pesquisa foram analisadas sob a ótica da análise de conteúdo, sendo os resultados
organizados em categorias que transversalizam os múltiplos instrumentos metodológicos. A primeira parte da revisão de literatura versa sobre o curso de Pedagogia como locus da formação acadêmico-profissional de professores da
educação infantil e anos iniciais, apontando e discutindo o estágio supervisionado como momento relevante dessa formação. A segunda parte trata da formação musical e
pedagógico-musical de professores da educação infantil e anos iniciais, destacando a formação musical no curso de Pedagogia/UFSM. Como resultados, salientam-se a
relevância das vivências musicais obtidas ao longo da vida das participantes e do grupo de trabalho com dispositivo formativo que contribuiu para a construção e para a
realização da música na docência de estagiárias da Pedagogia.