O curso de licenciatura em educação física e os desafios da formação profissional: o processo de ensinar e aprender a docência
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2010-03-31Metadatos
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Este estudo está inserido na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional (PPGE/CE/UFSM) e teve como objetivo compreender a articulação das ações
formativas do curso de Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM com a docência na
escola. Justifica-se pela importância de se compreender como as recentes transformações
realizadas nas estruturas curriculares a partir da promulgação das Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica e das Diretrizes Curriculares
Nacionais para o curso de Graduação em Educação Física estão sendo alvo de discussão,
reflexão e transformação no contexto da UFSM. Os caminhos metodológicos adotados
seguem os pressupostos da abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. O campo de estudo
foi o Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria, com as
informações coletadas através da análise de documentos e de entrevistas semi-estruturadas
com professores e acadêmicos desse curso, sendo esses os participantes da pesquisa. Para
interpretar as informações coletadas utilizou-se à análise de conteúdo, as quais evidenciaram
os seguintes aspectos: a) o PPP procura fundamentar os processos de formação desenvolvidos
no curso na medida em que mantêm relação estreita com a docência na escola; b) os espaços
ligados ao curso de licenciatura são minoria em relação aos espaços destinados ao
bacharelado, mesmo assim, conforme notou-se nos três espaços estudados, eles se mostram
preocupados com a formação dos futuros professores de Educação Física, pois tratam de
aspectos relativos a docência na Educação Física escolar. Esta constatação reafirmou-se ao
concluir que esses espaços constituem-se em lugares de formação, já que os seus participantes
atribuíram significado aos mesmos; e, c) os processos de ensinar e aprender a ser professor
representam ainda um desafio a conquistar na Licenciatura do CEFD, pois de acordo com as
acadêmicas participantes deste estudo, alguns docentes do curso desenvolvem sua prática
educativa fundamentados no modelo de racionalidade técnica e/ou não abordam os aspectos
relativos à docência na escola em disciplinas nas quais trabalham. Felizmente, identificou-se
também a existência de docentes que realizam o diálogo com a docência na escola em suas
práticas pedagógicas. Em relação às práticas discentes, os professores deixam claro,
principalmente, que os acadêmicos do curso, de um modo geral, mostram-se cientes do papel
profissional que terão ao se formarem. Já as acadêmicas, ao se referirem sobre a sua atuação
nas aulas e nos demais espaços formativos enfatizam aspectos e maneiras distintas de
participação no curso. Mesmo assim, todas se manifestam interessadas em aprender os
conhecimentos formativos necessários à docência. Concluiu-se, então, que embora restritos,
os dados sugerem que a Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM articula as suas
ações formativas com a docência na escola, uma vez que o curso caminha de forma geral
nesta direção. Diante disso, salienta-se a relevância do desenvolvimento de práticas docentes
que deem ênfase aos processos educativos que envolvem o trabalho com a Educação Física
Escolar.