Os saberes de uma professora e sua atuação na classe hospitalar: estudo de caso no Hospital Universitário de Santa Maria
Resumo
Aulas em hospitais asseguram continuidade dos estudos e desempenham papel fundamental na recuperação de alunos internados. Destaco que o hospital não é o locus dos profissionais da educação. Nesse contexto, o educador que atua no ambiente hospitalar necessita ter formação para atuar nesse cotidiano pedagógico de práticas tão diferenciadas. Todavia, entendo ser mister repensar a formação do professor numa concepção que vá além da acadêmica, valorizando os aspectos da sua história pessoal e profissional. Diante dessa realidade, efetuei a presente pesquisa, tendo como objetivo investigar os saberes que orientam o trabalho do professor na classe hospitalar do Hospital Universitário de Santa Maria-HUSM; verificar os saberes produzidos na prática do professor da classe hospitalar, levando em consideração suas experiências profissionais e identificar como os saberes que constituem a prática do professor da classe hospitalar contribuem para a formação do professor para atuar nessa área. Para este estudo e resposta ao problema da pesquisa, a técnica de coleta de dados foi: a história de vida, enfatizando o valor da própria história da professora entrevistada; entrevista semi-estruturada e a observação participante. É uma pesquisa com característica de investigação qualitativa, do tipo descritiva, com enfoque metodológico de estudo de caso. Diante da interpretação dos dados, constatei que os saberes do professor influenciam de forma determinante o desenvolvimento dessa prática educacional. Nessa direção entendo que os saberes pré-profissionais e experienciais constituem a prática da classe hospitalar, contribuindo para a formação do professor para atuar na área.