O professor substituto: repercussões na formação inicial docente um estudo de caso
Resumo
A origem deste estudo de caso advém de minha trajetória como substituto no curso de Letras Espanhol da UFSM. Objetivei pesquisar as representações feitas por graduados do referido curso sobre os professores substitutos que com eles atuaram durante seu processo formativo inicial e pensar sua implicação em nível individual e da formação docente. O campo empírico foi composto por um grupo de cinco egressos, que tiveram como peculiaridade em sua graduação a presença quase que total desta categoria profissional nas disciplinas que cursaram. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada. Também coletei informações sobre o curso e sobre a composição de seu corpo docente durante o período de graduação dos sujeitos investigados. Um estudo de caso de cunho qualitativo-fenomenológico, em que os dados obtidos foram triangulados. Baseado na revisão de literatura feita sobre teorias da formação docente e tendo como pano de fundo minha trajetória como aluno de graduação e professor do curso, construi sentido sobre a presença e a atuação dos substitutos junto a este grupo de egressos. Os resultados apontam que esta categoria docente foi representada como limitadora dos dispositivos da formação inicial, principalmente quanto à pesquisa. Os sujeitos investigados representam seus professores substitutos como deficitários quanto ao saber de área e sem expressão política institucional. Entrentanto, os consideram como pedagogicamente mais desenvoltos. Longe de esgotar o tema, este estudo de caso é representativo do vivido pelos egressos, sem pretender a generalização ou uma resposta definitiva. Neste sentido, o presente estudo se justifica por trazer à discussão um aspecto importante do ensino superior, que é o da formação do profissional docente que nele atua, contribuindo para a melhoria da formação inicial dispensada aos acadêmicos de cursos de graduação em licenciaturas.