Narrativas fílmicas e educação das artes visuais percursos, afetos e bricolagens na formação inicial de professores
Abstract
A presente pesquisa configura-se a partir da experiência investigativa vivenciada com um grupo integrado por cinco professores em formação inicial do curso de Licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Federal de Santa Maria/RS/Brasil. Compreendendo as narrativas fílmicas como dispositivos, capazes de produzir afetos, despertar e suscitar desejos, provocar agenciamentos e participar da construção de nossa subjetividade, foram lançadas uma série de proposições, organizadas sob a forma de encontros, no intuito de problematizar e perceber a presença/permanência destas narrativas fílmicas na produção das narrativas de vida dos professores que se dispuseram a colaborar com a pesquisa. A
investigação apoiou-se no conceito de bricolagem para desenvolver as questões metodológicas concernentes a este estudo, bem como utilizou-o para pensar os próprios
sujeitos enquanto bricoleurs, capazes de compor a partir de fragmentos, recortes e sobreposições de imagens e elementos cotidianos. Os autores que participam desta tessitura teórica são: MARTINS (2007, 2008, 2009); HERNÁNDEZ (2005; 2007; 2009); OLIVEIRA (2009); LARROSA (2002; 2004; 2006); ROLNIK (2006), dentre outros que agregaram as conversações desta pesquisa. Destarte ao buscar conhecer como se
realizavam tais processos, foi possível descobrir que as narrativas fílmicas ao participar da vida destes colaboradores acabam por deflagrar escolhas, preferências, percepções e
visões de mundo, reverberando nos modos com que cada um destes professores colaboradores constituem-se como docentes do campo das artes visuais.