A formação docente na perspectiva comunicativa da hermenêutica
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2010-05-18Metadatos
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O presente trabalho apresenta como proposta investigar a presença do diálogo no processo formativo do docente e nas suas vivências educativas, analisar e refletir a importância do diálogo numa perspectiva da hermenêutica para a constituição do profissional docente, bem como para o desenvolvimento das suas habilidades cognitivas e sociais. A investigação foi realizada mediante uma abordagem
interpretativa e compreensiva da hermenêutica apresentando no primeiro momento uma contextualização histórica da hermenêutica, sua origem e uma sucinta exposição
do pensamento de alguns dos pensadores que mais se destacaram nos estudos hermenêuticos. Utilizando-se da teoria crítica de Jürgen Habermas o trabalho apresenta
no segundo momento uma apreciação a respeito da racionalidade instrumental que perpassa a educação, influenciando na formação docente e na constituição epistêmica desse profissional. No propósito de promover um melhor entendimento deste profissional aqui referenciado apresentamos uma breve contextualização da formação
docente na contemporaneidade e da constituição desse profissional, realizando, na seqüência, uma reflexão a respeito do potencial dialógico e reflexivo da hermenêutica,
da sua capacidade em promover novas interpretações e novas compreensões do mundo no qual estamos inseridos. Ao imbricarmos os aportes teóricos que fundamentaram a pesquisa as vivências dos docentes, por meio dos seus depoimentos, verificamos que o diálogo no contexto educativo é confundido com a conversação, a discussão e o debate. Acontecendo num processo instrumental e monológico,
desconsidera a troca, a busca por entendimentos e o reconhecimento do outro que ali se apresenta. Dessa forma, o trabalho é finalizado com o objetivo de suscitar novas
reflexões e novas hipóteses para se pensar a formação docente numa perspectiva hermenêutica e dialógica de se fazer educação.