Os conflitos no ambiente sociomoral escolar e suas implicações na construção das relações de cooperação
Resumo
Este trabalho insere-se na Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas
Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. O tema central
do estudo foram os conflitos no ambiente sociomoral escolar e suas implicações nas
relações de cooperação Nesse sentido, objetivou-se compreender como a resolução
dos conflitos no ambiente sociomoral escolar implica a construção de relações de
cooperação. A metodologia adotada contemplou uma abordagem qualitativa,
utilizando-se da perspectiva do estudo de caso. Os trabalhos de Piaget (1993; 1994;
1998), DeVries e Zan (1998), Sastre e Moreno (2002), Puig (1998;2007), entre
outros, serviram como aporte teórico para o desenvolvimento da pesquisa. A coleta
dos dados foi realizada por meio de entrevista semiestruturada com duas
professoras, um representante da direção e a orientadora educacional de uma
escola de Ensino Fundamental da rede privada da cidade de Santa Maria, RS. A
análise dos dados se verificou através de duas categorias: os conflitos no ambiente
sociomoral escolar e as relações de cooperação. A partir da análise dos dados,
concluiu-se que a falta de conhecimento dos professores e gestores sobre os
conflitos e sua contribuição para aprendizagem dos alunos é um limitador do
trabalho educativo voltado para a construção das relações de cooperação. Assim,
percebe-se que a concepção de conflito e as formas pelas quais os professores
agem estão em dependência umas das outras. Ao conceberem o conflito como algo
negativo, os educadores focalizam o produto, ou seja, a resolução em si. Desta
forma, é preciso promover espaços de formação para os professores, no sentido de
que estes reflitam e repensem suas concepções sobre conflitos, conscientizando-se
da importância de educarem para a construção de relações de cooperação, para
que possam contribuir efetivamente na formação de sujeitos autônomos.