Práticas musicais cotidianas na cultura gospel: um estudo de caso no Ministério de Louvor Somos Igreja
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2011-03-25Metadatos
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O objetivo central desta pesquisa é analisar as práticas musicais, focando os processos
pedagógico-musicais e a construção de identidades musicais que ocorrem no grupo de louvor
Somos Igreja da comunidade evangélica Igreja em Cruz Alta-RS. A pesquisa procura
compreender como se produzem essas práticas no contexto evangélico, como elas são
vivenciadas e (re)significadas dentro de uma cultura musical gospel. O crescimento de adeptos no
Brasil e o surgimento de novas denominações evangélicas, principalmente neopentecostais, tem
gerado uma série de análises do fenômeno gospel. Essas investigações apontam para a tensão
entre tradicional e contemporâneo, numa rede de relações sociais que giram em torno de um
complexo sistema de mercado, entretenimento e mídia. A música sempre esteve presente nos
cultos evangélicos em múltiplas formas e contextos. Entretanto, a partir do final do século XX
passaram a sofrer sensíveis modificações em suas maneiras de produção, concepção e
distribuição. A Educação Musical, compreendida como uma área que se articula com outras áreas
do conhecimento como Sociologia, Antropologia e Etnomusicologia, tem como objeto de estudo
os processos pedagógico-musicais, que ensejam possibilidades de debate sobre uma educação
plural que considere o contexto sociocultural dos sujeitos, suas construções de identidades
musicais e suas experiências cotidianas. Nesse sentido, pesquisas sobre educação musical
realizadas em diferentes espaços e contextos da sociedade contribuem para uma abertura
discursiva do ensino musical, ampliando as concepções pedagógicas e as estratégias educativas.
Esse pensamento possibilita refletir sobre as práticas musicais educativas contemporâneas,
ampliando o entendimento sobre experiência musical e os processos de construção de
significados. Através dum viés interpretativo do universo musical gospel, realizado
metodologicamente por um estudo de caso, pretende-se problematizar e anunciar algumas
questões referentes à educação musical, ao cotidiano e aos significados religiosos.