História de outrora contadas agora: formas identitárias profissionais e sociais de uma professora rural
Resumo
Esta pesquisa está vinculada à Linha de Pesquisa 1- intitulada Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de
Santa Maria (PPGE/UFSM), e tem como foco a História de vida de uma professora rural com
26 anos no ensino rural. O objetivo geral que a norteia é investigar e analisar como se
constitui/constituiu a identidade profissional e social de uma professora do ensino rural do
município de Dilermando de Aguiar/RS. A metodologia utilizada para essa investigação é de
cunho qualitativo, através de uma abordagem Biográfica História de vida. Os procedimentos
metodológicos serviram para a produção de informações definidas a partir dos relatos
autobiográficos orais, escritos e análise de fotografias. Nos aspectos metodológicos, busco
aproximação com os estudos sobre história de vida e autobiografia, memória e lembrança,
Identidade social e profissional, alfabetização e ensino rural, a partir dos instrumentos de
coletas de informações, surgiram as seguintes categorias de análise: ensino rural,
alfabetização no ensino rural e identidade social e profissional. As autobiografias representam
um ganho para a educação, na medida em que possibilitam uma maior visibilidade para o
professor. Neste sentido volta-se a atenção para o percurso formativo do professor, passa-se a
vê-lo na sua individualidade como uma história. A singularidade que a história de vida aponta
é aspecto importante, pois a torna única e particular. As considerações finais destacam que a
identidade é um processo dinâmico e, neste percurso, a professora Tereza foi construindo sua
identidade no âmbito familiar, social e profissional de uma comunidade rural. Estes por sua
vez, são marcadas pela autonomia pedagógica, pela criatividade das propostas educativas, por
uma imagem positiva da profissão e por uma intensa responsabilidade profissional, que vão
sendo construídas no seu percurso profissional.